Como ser um bom jogador


Muitas vezes podemos achar que o bom jogador é aquele que sabe as regras de cabeça, que tem decorado o alcance e o dano de todas as magias do seu personagem, ou que conheça a maioria das criaturas do livro dos monstros e suas habilidades. Quando pensamos nisto, estamos fatidicamente enganados. Eu acabei de descrever um jogador experiente, porém ser um bom jogador é totalmente diferente de conhecer ou não sobre o jogo.


Não faça "antijogo"
Não sabe o quê é antijogo? Ok, vou te dar um exemplo: O grupo de jogadores está dividido, um está numa caverna e o outro (o quê seu personagem se encontra) está indo até esta caverna buscar estes jogadores. O Mestre narrando em separado para cada grupo (porém todos presentes) declara que era uma armadilha e uma medusa aparece transformando os jogadores da caverna em pedra. Você, o jogador, sabe que existe um perigo lá, sabe que os personagens estão enrascados, porém o seu personagem não. Logo você deve interpretar como se não soubesse desta informação, afinal, o seu personagem não sabe. Agir de um modo dentro do jogo baseado em algo que você, e não o personagem saiba, é considerado "antijogo" e é algo que além de ser muito chato e irreal, atrapalha aventura. Um bom jogador não faz antijogo.


Ajude os demais
O conhecimento que você possui sobre RPG não precisa ser guardado somente para você e o seu personagem, ele deve ser passado para os outros jogadores menos experientes. Muitas vezes o seu Mestre vai estar ocupado, talvez narrando para um jogador que está longe do grupo enquanto os outros esperam, talvez arrumando algumas fichas, e nesta hora um jogador pode perguntar algo ou querer uma avaliação da sua ficha para o Mestre. Se você é capaz de ajudá-lo, de dar dicas e resolver seus problemas, porquê não fazer? Muitos jogadores muitas vezes podem ajudar um inexperiente a melhorar sua ficha, porém não o fazem por não terem paciência ou para terem um personagem mais poderoso que o dele dentro do jogo. E sinceramente, isso é abominável! RPG é um jogo de equipe e não de "eu-quipe". Um bom jogador é solidário e sempre está disposto a ajudar o próximo.

Faça direito, não seja advogado! (bugou?)
Não seja um advogado de regras
Advogado de regras é aquele jogador que possui bom conhecimento sobre o sistema e utiliza este conhecimento para vencer as dificuldades dentro do jogo. É aquele jogador que levanta a mão e reclama de algo que o Mestre faz, dizendo que é contra as regras e que ele não pode fazer. Ok, alertar o Narrador sobre algo errado nas regras é uma coisa, agora insistir que ele não pode fazer algo por
causa delas é errado e atrapalha o andamento do jogo. Muitas vezes nós Mestres deixamos certas regras de lado por vários motivos, seja dar andamento à trama da forma que pretendemos, dar agilidade ao jogo, e inúmeras outras. Isso é comum e é feito em prol do jogo e em prol dos jogadores. A regra de ouro, (aquela que diz que o Mestre pode alterar ou retirar alguma regra se achar conveniente a sua aventura) é sempre uma regra válida, e um bom jogador deve saber aceitá-la e entender que é para o bem geral da nação.


Compre uma biblioteca
Ok, não vamos exagerar! Mas ler sobre RPG melhora o seu conhecimento e isso melhora a capacidade de ajudar os outros e a si mesmo. Existe muita coisa sobre RPG para ser lido, e se você não sabe por onde começar comece por aqui. Brincadeiras à parte, pergunte ao seu Mestre ou à um amigo experiente sobre o quê você pode se inteirar sobre. Talvez sobre a classe ou raça que você interpreta ou que você pretende interpretar, ou somente acha bacana. Já é um início! Um bom jogador procura sempre sanar suas dúvidas e saber mais sobre o RPG.

Conhecimento é poder!

Caia de cabeça
Nada de acertar o teste de saltar: Caia logo de cabeça! Entre na cabeça do seu personagem, o interprete como ele deveria agir, mesmo se sua vida estiver em risco graças à isso. Faça amizades com personagens do mestre (e dos outros jogadores) e se envolva na trama. Os RPG's que mais me marcaram foram os que o Mestre conseguiu me colocar dentro da aventura, me fazendo ficar angustiado com alguma cena ou me fazendo chorar por outra (sim, eu já chorei numa cena de RPG!). E isso só foi possível pois eu falhei no teste de saltar e cai de cabeça no universo do jogo! Eu tinha apreço pelos entes queridos do meu personagem, como se eles fossem meus. E isso muda toda a experiência dentro de um RPG! Um bom jogador mergulha fundo na trama com o seu personagem.


Isso é tudo, pessoal!
Como você pôde ver, um bom jogador é bem diferente de um jogador experiente. Você pode ser um deles, ambos ou nenhum! E particularmente eu prefiro ter uma mesa cheia de bons jogadores, mesmo sendo iniciantes, do quê uma mesa lotada de jogadores experientes.





Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Populares

Marcadores

Artigos recentes