Como criar o seu próprio sistema de RPG


Se você está lendo este texto é porquê ou está pensando em criar o seu próprio sistema ou já o está criando! Em qualquer caso, este texto está dirigido para qualquer um interessado na área e que queira tirar algumas dúvidas e decidir se será mesmo "necessário" criar um novo sistema. Vamos lá!!

Antes de tudo...
Faremos algumas perguntas para quê você possa refletir e ver se valerá a pena a criação de um novo sistema.

Existem inúmeros sistemas de RPG no mercado, então pra quê criar mais um?
Como existem vários sistemas, existem várias regras. Talvez você conheça, até tenha jogado, alguns sistemas e acabou gostando de certas regras e achando outras desnecessárias. Então você teve a ideia de unir as regras que gostou e modificar as regras que você julgou ruim. Ou talvez você tenha procurado um tipo de RPG e não tenha encontrado para o seu sistema favorito. Um exemplo é um "RPG de zumbis". A terceira opção seria criar um sistema totalmente novo. E é aqui que faremos a segunda pergunta.

Que "tipo" de sistema você quer criar?
Como citado na pergunta anterior, o tipo de sistema definirá tudo, desde o começo da criação até o final e sua funcionalidade. Ele será um sistema baseado no d20? Um novo livro (com raça e história) para o Storyteller? O sistema novo terá um tipo de campanha específica? (por exemplo "Viagens Interestelares" ou uma história apocalíptica) O sistema será voltado para quê tipo de jogo? Medieval, futurista, realista... São muitas as perguntas no início antes de definir que tipo de sistema você irá criar, e responder estas perguntas é a primeira coisa que você deverá fazer para poder traçar um caminho para criar o seu sistema. Vamos aos tipos de sistemas:

Existem variados tipos de RPG à ser criado

Sistema modificado
Neste tipo, o criador pegou várias regras de sistemas diferentes e as uniu, formando um novo sistema. Nesse tipo de "sistema próprio" você pode fazer coisas relativamente simples à coisas mais complexas. Talvez você tenha pego a ficha de personagem Storyteller e mudou alguns pontos que você julgou necessário para melhorá-la, e isto é um exemplo de algo mais simples. Um exemplo de algo mais complexo é você ter pego o sistema Storyteller e mudado as regras básicas de combate para algo parecido com o sistema de combate do d20, mudou também a ficha de personagem retirando algumas coisas e acrescentando outras, retirou o modo de como o personagem recebe dano e colocou pontos de vida baseado no atributo Vigor (parecido com o D&D), entre outras mudanças. Você pode notar que neste segundo exemplo muito mais foi modificado do sistema original. Mas por mais que você modifique, implemente e retire algumas regras o sistema original sempre estará lá e qualquer pessoa que conheça o sistema que você se baseou irá saber que o seu sistema possui regras que foram retiradas de outros livros. Note que não estou falando que por este fato o novo sistema será ruim, somente que as regras serão conhecidas.


História/Cenário baseado em sistema existente
Ao criar um sistema você deverá escolher quais dados ele utilizará
Você é Mestre/Jogador do, por exemplo, sistema d20 e quer criar uma aventura galáctica e não achou nenhum material bom para aventuras futuristas, então você decide criar este material. Neste caso você não está modificando as regras do sistema, e sim criando um Cenário, com pequenas modificações. Modificações estas que normalmente são as perícias disponíveis, raças, classes, itens e etc. Neste caso as regras básicas do sistema não são alteradas.


Sistema totalmente novo
Estes são sistemas criados a partir do zero. Eles sem dúvida são os mais criativos e os mais reconhecidos porém é o tipo de sistema que mais dá trabalho de criar pois você estará criando realmente TUDO (regras, itens, jogabilidade, história, etc) do "nada". Você terá que escolher os dados que farão parte do sistema, como serão feitas as jogadas de teste, o quê terá na ficha do personagem e como distribuir os pontos... Realmente dá um grande trabalho porém o esforço é totalmente recompensado quando você finalmente termina o sistema e começa a jogá-lo com seus amigos! =')


O quê você acha de criar o seu próprio universo?

Dicas Importantes!

A pressa é a inimiga da perfeição!
Um dos fatores que costumam estragar um sistema em construção ou até mesmo fazer o criador deixar de lado o projeto é a pressa excessiva em terminá-lo! Como o próprio nome já diz, se você quer algo bem feito... Não tenha pressa!

Tenha foco e pense em uma coisa de cada vez!
Quando estiver trabalhando, por exemplo, com as classes, pense nas classes! É claro, você pode pensar em quais raças irá criar e quais raças se beneficiariam de tal classe... Mas não deixe de focar o assunto em questão, se não você vai deixar a parte das classes incompleto e começar outro que possivelmente deixará incompleto também, e isso vai fazer uma bagunça no teu sistema!

Seja organizado!
Com uma boa organização você saberá onde estão as coisas (por exemplo uma regra sobre combate que você está em dúvida) caso queira mudar ou ler novamente. E não pense que organizar as coisas consome o seu tempo, pelo contrário, você ganha tempo as organizando!


Aviso: Breve teremos uma entrevista com pessoas que estão criando e criaram seus próprios sistemas! Fique de olho no site e na nossa página do Facebook para saber mais sobre esta novidade! ;)




Share:

41 comentários:

  1. Para a primeira pergunta: ótima pergunta, pois ela irá fazer o “mestre” (que quer criar o sistema) colocar tudo na ponta do lápis, pensando no que vai criar e “não no que vai ter de diferente entre todos os outros sistemas”.
    Para a segunda pergunta: isso realmente será uma pergunta que todo “mestre” vai ter que “tomar no café da manhã”, pois ao definir a linha de base do seu sistema tudo vai ficar mais claro na hora de criar o sistema, evitando confusão de ideias.
    Dicas que não foram colocadas no post:
    Caso você seja um ansioso (TT..TT como eu) não faça o sistema, pois o meu mestre sempre dizia: _A pressa é inimiga da perfeição!
    E realmente é! Você vai ter que pensar com calma no que vai criar antes de colocar no “definitivo” e ficar pensando “que dia vamos jogar?” não vai ser uma boa coisa.
    Tempo: Se você tem outras 500 coisas para fazer (responsabilidades) e não acha tempo pensar, não desista de fazer o sistema, para sair um bom sistema, sua cabeça vai ter que estar em uma galáxia longe de problemas (então se você é um pai de 7 filhos e mora com o seu sogro que ama futebol do lado do seu vizinho que vive arranjando briga com você, desista!) Mas se você trabalha, estuda, você vai conseguir fazer aos poucos (nada que uma boa cadernetinha não vá te ajudar) mas vai demorar... Então a pressa é inimiga da perfeição.
    Outras dicas: Leia coisas no gênero do seu RPG, pois isso vai colocar o seu cérebro para funcionar na hora da criação.
    Não pense que tudo será perfeito – muito trabalho para depois muita diversão.
    Chame quem você tem confiança para testar o jogo.
    Tudo que desejo é: Boa criatividade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nicolas! Agradeço o seu comentário =)

      Estarei adicionando algumas dicas no final do post, como "a pressa é a inimiga da perfeição" que você citou. Fica ligado no site que breve você vai ver essa mudança ;)

      Excluir
  2. Obrigado, a sua postagem ajudou muito. Estou trabalhando em um sistema prático e customizável a base de d6, estou postando como funcionará o sistema em um blog, onde pretendo posta-lo: http://sistemaaventura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Luiz, blizinha? ;)

      Fico muito feliz, de verdade, por tê-lo ajudado de alguma forma! Verifiquei o link e o domínio ainda não está registrado. Cria logo o blog pra não perder esse nome aí, que tá dahora! hehe'

      Lhe desejo sorte nos dados, e um acerto crítico no sucesso do seu sistema!

      Excluir
  3. Ainda to perdido, minha duvida é se eu devo realmente tirar um tempo para lançar esse meu sistema(que se encaixa no "novo"), ou apenas publico-o n a web para todos jogarem e neste caso não levo tão a sério e ai foco nos meus outros compromissos?

    Outra duvida é se eu vou precisar de ajuda? Mesmo que o cerne deste meu sistema seja inteiramente elaborado por mim e eu não queira que ninguém interfira nesta parte sem ser requisitado(isso é muito importante pra mim, pois eu considero isso quase como uma arte, pois as decisões do que eu colo ou não no sistema vem de mim, são pessoais), eu não tenho muitas ideias ideias do que fazer no resto, e assim não sei se sou capaz de fazer 100% sozinho.

    E, como eu já disse antes, é importante que meu sistema seja criado por mim, mas se eu precisar de tabelas e medidas das quais eu não tenho muito conhecimento e buscá-las em outros sistemas(que já fizeram pesquisas e testes pra isso) eu estarei deixando de ser original ou violando os direitos desse sistema?

    Pfv me ajude! kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João Vitor, belezinha?
      Desculpe a demora, estive um tempo ausente e só li seu comentário agora!

      Lançar um sistema "oficialmente" quer dizer publicá-lo em uma editora, assim como você publica um livro. Já pela internet é mais fácil, é só deixar um pdf bem organizado e pronto, não precisa nem de imagens nem de capa elaborada, como precisaria num livro.
      Mas nada impede que uma editora goste do seu livro e queira publicá-lo. Difícil mas não impossível! Procura umas editoras da sua cidade e entra em contato com elas. Se nenhuma aceitar (e tem muitas nesse Brasilzão viu), você mesmo pode imprimir e distribuir nas livrarias e outros lugares: conheço vários autores que fez sua própria impressão (mesma qualidade de uma editora) numa gráfica e venderam bem seus livros, e você pode ser um deles.

      Sobre isso de "tabelas e medidas de outros sistemas" você teria que ser mais claro kkkk'

      Espero ter ajudado, e mais uma vez, desculpa a demora! õ/

      Excluir
  4. Gostei de algumas coisas que entendi.. a primeira foi a iniciativa das mensagens. Eu não entendo de RPG mas evoluí o meu jogo WAR para quase um RPG e gostaria de compartilhar. Eu tenho o antigo WAR-2 (aviões) e adicionei os o WAR-E (Especial-tanques) juntamente com as cartas especiais do WAR-Cards. Coloquei um D12, D10 e um D8 além de 2 D6 especiais. Outra coisa que mudei foi que cada exercito tem seus dados da sua cor correspondente. E adicionei regras específicas além de Homens-Bomba. Ficou muito mais dinâmico e bem mais legal. As cartas especiais também foram aumentadas pra que se tenha mais oportunidades de uso dos D12, D10 e D8 além dos D6 especiais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Herman, tudo bão?
      Desculpa a demora, estive um tempo ausente e só li agora seu comentário!

      Existem uns "boardgames" que mesclam o jogo de tabuleiro, os de carta com um sistema bem semelhante ao RPG. Um dos mais conhecidos é o "Warhammer" que tem versão medieval, futurista, entre outros.

      Aposto que teu jogo ficou bem dahora de jogar! haha'

      Excluir
  5. estou criando um sistema de RPG do ZERO, so que eu nunca joguei um RpG assim de fato (aquelas mesas q passam horas, dias, meses), mas algo em mim dizia pra eu fazer pra saber como é... ai minha pergunta é, estou fazendo certo em criar um sistema do zero, mas sem ter experiencia de mesa, apenas lendo livros, vendo videos e usando a logica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae Red Extreme, como você tá?
      Desculpa a demora de responder, estive ausente e só agora que li seu comentário!

      Eu acho preferível que você tenha experiência jogando pra entender o quê você pode ou não acrescentar no seu sistema de RPG. Joga um pouquinho alguns sistemas que vc vai ter mais conhecimento e vai surgir várias ideias bacanas pra você implementar no seu sistema! Fora que você pode fazer alguns amigos no processo e chamá-los para testar o sistema. O quê acha? ;)

      Excluir
  6. Estava pensando em criar um sistema totalmente novo, com temática de super heróis, mas não sabia por onde começar. E sua postagem me tirou do ponto 0 (zero). VLW!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Kleyton Lucas, tudo firmeza?

      Fico muito feliz por ter te ajudado cara, qualquer coisa estamos aí!
      E sucesso ao seu sistema!

      Ao alto e avante.

      Excluir
  7. ola boa tarde, estou montando um mundo de rpg e a ideia e comercializar ele o sistema que + se encaixa e o storyteller só que ñ consigo descobrir se ele e ogl, pq eu ñ gostaria de precisar montar um sistema e sim fazer uma adaptações do storyteller + o medo e tomar um processo rsrsrssr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falaê Thiago Freita, tranquilo?
      Perdoa a demora, estive ausente por um tempo e só agora li seu comentário!

      Você não pode comercializar conteúdo do Storyteller pois é um sistema de RPG da editora White Wolf, e você teria que ter sua autorização, o quê sinceramente eu duvido muito que consiga, já que o conteúdo do sistema é feito por eles mesmos. Mas você pode fazer um sistema parecido e lançar seu próprio sistema.

      Lembre-se: inspiração não é cópia.

      Excluir
  8. Observei atentamente todas as dicas e inclusive os comentários, me ajudou demais. Eu achei q a comunidade do RPG fosse intolerante a essa parada de criar os próprios sistemas, mas na realidade o que eu queria mesmo era só jogar para me divertir com meus amigos, e to tentando criar um jogo na base do D20 e do D6 somente, e sem tantas complicações, que seja bem amigável a todos eles q (assim como eu) não conhecem TOTALMENTE o universo do RPG, e como conhecemos poucos mestres para ministrar as partidas, um sistema novo seria uma boa opção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eaê "E-mail Simples", tudo em cima?
      Peço desculpas pela demora, mas andei ausente e só vi agora seu comentário!

      A comunidade "RPGística" está sempre querendo mais sistemas e métodos diferentes e divertidos de jogar RPG! Não se engane.
      Existe um punhado de sistemas fáceis de jogar, indicados para iniciantes (e experts) pela sua facilidade de entender e jogar. O 3D&T é um deles e tenho um artigo falando sobre ele aqui: "https://mundodosdados.blogspot.com.br/2015/03/o-que-e-3d.html". Já vi alguns sistemas simples de apocalipse zumbi também, caso queira posso procurar pra você. Mas sobre a sua criação, mesmo com os sistemas que já existem, é totalmente válida! Como eu disse, é muito bom ter sempre um modo de jogar RPG diferente dos demais! E mesmo que você decida não publicar, você pode jogar com seus amigos, logo, dá certo de qualquer maneira!

      Nos vemos por aí õ/

      Excluir
    2. Oi Gustavo H Gomes !!

      Eu estou procurando um sistema para jogar um apocalipse zumbi com meus amigos , mas nenhum debnde tem experiência no assunto ;-;. Quais seriam esses sistemas fácies que você mencionou?

      P.S.: Tenho bastante tempo livre e muita vontade de aprender a jogar e como eu sou o mais "cabeça" do grupo eu me responsabilizei em aprender pra passa para o resto .

      Excluir
    3. Faaaaaaala Juan, beleza meu mano?

      Apocalipse zumbi é bem bacana hein, escolheu certo!
      Os sistemas focados nesse assunto que eu já vi foram o "Shotgun diaries", "All flesh must be eaten" e "Terra Devastada". Todos eles possuem suas versões em português. Eu sugiro que você vá pelo Terra Devastada: Utilizando de um sistema bem simples e robusto, o sistema deixa a criação de personagem absurdamente completa sem ser complexa, e o jogo bem leve referente as regras. Caso você não o ache na internet, me mande um email que eu terei o prazer de lhe enviar uma cópia.

      Abraço e boas rolagens!

      Excluir
  9. Qual estilo de blog vc usou para fazer esse blog???

    quero fazer o meu sistema de rpg, e gostei bastante desse seu modelo, me ajuda aí! (depois eu mando o link do blog assim que eu estiver começando a criar)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eaê Basara Juuzou, como vai?

      Então rapaizito, tem tempo que fiz esse blog aqui, não saberia achar o tema novamente... Vou ficar te devendo essa :/
      Mas olha, tem muita site bacana que você pode arrumar um template bem dahora e de graça!

      Boa sorte com seu blog e seu sistema! õ/

      Excluir
  10. Olá senhores e senhoras do r.p.g. Estou com um imenso projéto em criação de um possível sistema inovador com idéias fantásticas que nenhum outro sistema teve até agora. O projéto está sendo criado já faz alguns anos mas estamos com dificuldade em progredir, pois muitos entraram, mas também sairam do projéto. Hoje estamos em 3 pessoas tentando evoluir, mas está bem complicado.
    Mesmo este post sendo muito antigo vale a pena tentar.
    Se alguém quiser ou tiver interesse em conhecer nossas idéias, mande um email para: geskepvirleersystem@gmail.com, veja isso como uma ferramenta para apresentar ideias, opiniões e criações próprias. Precisamos de pessoas que realmente queiram colaborar, sem ter muitos preparamentos ou experiência, pois a criatividade, acredito eu que ela não se aprende... Obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jhonatan Vasconcelos, como tens passado?

      Excelente iniciativa meu querido, torço muito pelo sucesso de vocês!
      E quando estiver pronto, porquê não nos apresenta essa maravilha? ;)

      Abraço õ/

      Excluir
  11. Mais uma vez venho até aqui com uma baita solução.
    Recentemente tive a ideia de buscar pessoas para ajudar com o desenvolvimento do meu projeto, e pela minha falta de auxílio, tive a ideia mirabolante de criar um servidor via discord que auxilia criadores de sistemas de rpg. Após algumas reuniões e parcerias, vinculamos com o maior servidor de rpg do país, e agora estamos crescendo bem mais.
    Então aqui vai minha dica, você que está querendo auxílio e precisa de ajuda para testar ou iniciar um projeto sistematico ou literario vem com a gente, e encontre a equipe dos criadores:

    https://discord.gg/Puh4BW5
    Vocês não irão se arrepender! ^^
    Conto com a ajuda de vocês, enriquecer nossa equipe de auxílio e levar a oportunidade de publicação de sistemas bem feitos. Aulas, feedbacks, dicas e etc. Obg ^^

    ResponderExcluir
  12. Estou criando um RPG com sistema inovador, só queria saber onde existe uma comunidade para achar pessoas interessadas em testar o joguinho rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falaê Rick, belezinha meu querido? :D

      Tenta em algum programa de jogos de RPG de mesa como os que tem ali no rodapé do blog. Pessoalmente eu aconselho o RRPG Firecast: Ele possui uma grande comunidade ativa tanto dentro do programa quanto em sua página no facebook. Teve uma vez que eu postei lá e achei todos os jogadores que precisava pra jogar na minha mesa!

      Tenho certeza que lá eles vão te abraçar junto com o seu sistema! ;)

      Excluir
  13. Oi, estou criando um RPG por conta de uma brincadeira entre amigos, seria na Grécia antiga no confronto de Esparta e Atenas ou a guerra do Peloponeso, mas tenho duvida se algo como isso já foi feito, ate pq o intuito dessa brincadeira era criar algo original. Para exemplificar uma duvida que tenho e em relação ao tempo dos dias já que você só zera esse sistema ( o sistema tem uma historia infundida em suas mecânicas eu acho) se viver e sobreviver no fim dos 27 anos da guerra, em relação a esse tempo fico com essa duvida. : )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá moço, como vais? Espero que bem.

      Primeiramente vamos tentar entender o significado de "criar algo original". Se você acredita que por "original" estamos falando de algo completamente novo, no sentido de história, monstros, sistema, armas, magias e etc... Eu diria que é quase, ou se não, impossível você criar algo "original" nos dias de hoje. Isso porquê basicamente de tudo já foi criado: de RPG de fadas a zumbis, de realístico a comédia, de espadas a bolas de fogo.

      Tenho certeza que o tema de Grécia Antiga já foi usado (tenho quase certeza de já ler um livro sobre). O quê vai diferenciar o seu RPG dos demais da Grécia Antiga são os detalhes: você se aprofundou na história real e montou todo o universo baseado na realidade? Talvez tenha feito um sistema que encaixe perfeitamente na jogabilidade daquela época, ou qualquer outro detalhe que faça o seu sistema ser DESTACADO dos demais.

      Pense, quantos RPGs de fantasia medieval existem por aí? Cada um com uma cara diferente. Faça você o seu RPG ser especial e ter a sua própria identidade que você encontrará o caminho para o sucesso.

      Abraço! õ/

      Excluir
  14. Opa , gostaria de saber em qual app vc recomenda a criacao da ficha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá senhor "desconhecido", tudo bem? :P
      Olha, eu não conheço nenhum app para criação de ficha a partir do zero.
      Quando eu fiz uma ficha inédita, eu desenhei ela numa folha de caderno pra ver como ficava disposta as informações e quando achei bacana eu editei no Photoshop. Se você não souber usar o PS você pode usar algum que você saiba (tem vários programas de edição de imagem fáceis e gratuitos na internet) ou pode pedir pra um amigo te ajudar!

      Excluir
  15. Olá! Primeiramente, gostei muito do post. Eu e meus amigos jogamos nos intervalos de aula, temos pelo menos dois por dia, as vezes quatro, mas cada um dura cerca de 20 minutos. Pouco tempo. Por isso resolvemos abandonar D&D e outros livros. Foi ai que surgiu a ideia de eu criar um sistema simples, porém mais eficiente do que estamos usando agora. Principalmente por eu ter criado, sem pretensão, um mundo de dark fantasy industrial durante os últimos seis anos. Eu tenho toneladas de coisas nele e muitas possibilidades. De piratas a espionagem, ou mesmo aventuras maus fantásticas, ou até terror. (Eu tinha muito tempo livre)

    Estou agora procurando um jeito de refinar essas ideias e transformá-las em um rpg que seja fácil de jogar, sem precisar ficar mexendo em ficha toda hora.

    Bem, só tenho que continuar a trabalhar, devagar e sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Mikael, gostei do nome, tudo beleza? ;D

      Fico feliz por ter gostado do artigo, ele foi feito pra você.
      Me parece bem bacana o seu sistema. Porquê não faz um "beta teste" com alguns jogadores? Talvez uns que nunca jogaram antes, pra ver o quê eles acham do sistema.

      Lhe estimo todo o sucesso, e olha, não esquece de voltar aqui e contar como foram os testes hein! Até mais õ/

      Excluir
  16. Cara , eu estou na luta , comecei fazendo algumas adaptações para o Storyteller (que acho conceitualmente bom mas altamente bugado) e hoje estou desenvolvendo meu próprio sistema...não é nada fácil , a gente acha que em 1 mês tá pronto mas não é simples. Meu foco é criar um sistema intuitivo, que os jogadores consigam pegar a logística sem requerimento de infinitos manuais , descritivo, que dê margem para o jogador "criar" suas ações, e assertivo, que um jogador sinta-se confortável em jogar dados em algo que domine, sem conversa de falha críticas sem sentido. Os jogadores não precisa destrinchar tudo quanto é regra , eles apenas devem se preocupar nas linhas gerais pois o sistema já deve ter um embutido de regras amplas que se encaixariam as diversas situações. A versão beta ,ainda que altamente desbalanceada (eu na época estava narrando uma baixa fantasia e a coisa mais OP do game era cara full armadura) mas foi uma verdadeira inspiração pois os jogadores em quase nenhum momento buscaram os números e sim as situações e os arquétipos de personagem , eles apenas falavam o que queriam fazer e tudo caía nas regras gerais. Não era um sistema muito dinâmico para o combate mas permitia criar lutas extremamente tensas , mesmo com o passar de 15 a 20 minutos , surgiram tantas situações que ao fim , na repaginada , foram confrontos memoráveis. Isso pode acontecer em qualquer RPG mas não tenho dúvidas que um sistema favoreça mais isso que outros. Storyteller é o mais próximo que imagino , mas ele é tão inconsistente que irrita. Eu não gosto muito de brincar com a sorte nos dados em qualquer situação , para mim , se duas coisas estão próximas de eficácia , deve sim ser algo travado e lento , mas ai se quiserem brincar com a sorte , os números podem melhorar ... ou talvez piorar.
    Boa sorte ai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey moço, esse texto não é mentira não? (foi postado em 1º de abril)
      Brincadeiras a parte, se você pretende criar um sistema de RPG descomplicado eu lhe aconselharia a FUGIR COMPLETAMENTE DO STORYTELLER (risos)! Esse sistema é muito complexo e a luta, Deus que me livre. Pessoalmente não gosto muito do combate do Storyteller, e aliás, o sistema nem é voltado pra isso. Já li alguns sistemas simples e completos por aí. Lembro de um deles ser voltado totalmente para narração num mundo zumbi pós-apocalíptico que nunca tive o prazer de narrar. Deixe me lembrar: Terra Devastada! Porquê não dá uma olhada? Caso não ache na internet me envie um email que eu terei o prazer de lhe mandar uma cópia.

      Lhe desejo sorte em dobro!

      Excluir
  17. Opa, faz alguns anos que estou nessa me embasei no sistema D20, D&D, e estou bem avançado, é muito difícil definir o que mudar e o que manter, apesar de ser baseado no sistema D20 é um sistema de esquiva e ataque, estou muito empolgado para publicar porém tem muito serviço ainda, tem bastante material adicional para futuras publicações que fui. Filtrando para deixar o livre mais básico.

    ResponderExcluir
  18. Hmm ajudou muito, eu queria jogar GURPS Mas achei o sistema dos dados um pouco complicado, eu posso mudar essa parte dos dados? No GURPS Precisa de 3D6 Então quero mudar para 1D20, e tem uma outra coisa no GURPS, se tirar 18 é erro crítico e se tirar é acerto, já como o GURPS é completamente genérico, quero mudar o sistema de dados, posso ou não?

    ResponderExcluir
  19. Ops errei, se tirar 3 é acerto kkk e se tirar 18 é erro

    ResponderExcluir
  20. Alguém pode me dar algumas dicas sobre o sistema PvP?

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Eu to pensando em fazer um de uma epidemia (pandemia) como ta acontecendo hj

    Tenho algumas duvida por exemplo:
    -Quando eu terminar oque eu faço com ele eu posso disponibiliza-lo em um site ou coisa assim?
    Vlw e agurado a resposta

    ResponderExcluir
  23. Eu tive a ideia de montar um RPG baseado no mundo de Black Clover, eu planejo montar tudo até julho mas talvez eu não consiga, minha única experiência com RPG foi com Tormenta :(

    ResponderExcluir

Artigos Populares

Marcadores

Artigos recentes