O quê são D&D e D20?



D&D é a sigla para Dungeons and Dragons e a tradução correta seria Masmorras e Dragões. Ele utiliza o D20 como base de regras e se ambienta num mundo de fantasia medieval, onde elfos, orcs, golens, aranhas gigantes, trolls da floresta, bruxas, dragões e etc, coabitam num mundo onde a magia é na maioria das vezes comum. Ele utiliza diversos dados (D4, D6, D8, D10, D12, D20) porém o mais importante e o mais usado é o dado de 20 lados, ou como costumamos chamar, o "dê vinte".


Sistema D20
Existem uma variedade incrível de livros para o sistema D20, já que seus direitos autorais permitem qualquer um fazer alguma adaptação usando suas regras. No sistema D20 você pode achar livros que narram estórias sobre animes, horror, super-heróis, no mundo de tormenta e diversos outros, sendo o mais conhecido e jogado o D&D, além do fato de ser oficial. Além disso, por mais que você possa achar livros de temas variados escritos em D20, o sistema foi feito visando um RPG medieval, logo é o foco do sistema.


Jogadores novatos e o D&D/D20
O sistema não é tão complexo quanto o Gurps e o Storyteller, e nem tão simples quanto o 3D&T. As regras são diretas e não há muitos cálculos no decorrer da trama. É um bom sistema para aprender a jogar, principalmente se você entender da ambientação fantasia medieval, ou do livro em questão caso não seja D&D.

Que tal enfrentar poderosos dragões?


Fantasia Medieval
Seria difícil abordar todas as ambientações disponíveis para o sistema D20, por isso vou falar apenas sobre a mais comum e jogada de todas, a Fantasia Medieval. Nela você tem um universo único que abrange um número enorme de criaturas. Criaturas como múmias, goblins, esfinges, grifos, anjos, diabos e demônios, sereias, gigantes, e etc, além da criatura mitológica que leva o seu nome: O Dragão. A tecnologia costuma ser baseada na idade média, com tavernas, vilas, menos cidades e mais natureza, espadas, lendas, magia. O narrador decide como será o mundo em que se passará o jogo, porém o mais comum é que seja assim.


A Ficha do D&D
Existem inúmeras fichas do sistema D20, e eu não poderia abordar todas neste artigo, e além disso também existem várias edições diferentes do D&D. A ficha abaixo é da edição 3.5 do D&D, provavelmente a mais jogada. Dividida em 2 partes, a ficha conta com o necessário sobre o personagem como habilidades, atributos, magias, conhecimentos e equipamento.

Será que seu personagem está forte o suficiente para enfrentar dragões?

Visão Pessoal
O D20 é um poderoso sistema que você pode adaptar em praticamente qualquer coisa. Você pode por exemplo, pegar aquele desenho animado, mangá ou filme predileto e fazer regras em cima dele para narrar uma aventura naquele universo! O D&D é um ótimo jogo caso você prefira adentrar num ambiente mágico de fantasia medieval. O único problema do D&D pra mim é que a montagem dos personagens é um pouco limitada, comparada à criação de personagem dos sistemas Gurps, Storyteller, 3D&T e outros. Para criar um personagem exatamente igual à sua imaginação você precisa ter uma boa experiência no sistema para tal.





Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Populares

Marcadores

Artigos recentes