O Quê é RPG?


Antes de começarmos a nossa aventura, gostaria de falar algumas palavras... Você deve ter notado que o texto está um pouco grande e pode bater aquela preguiça de ler seguido de fechar a página e procurar um outro site que resume o quê é RPG. Você pode fazer isso mas eu não te aconselho por 2 motivos:
1. Ler um resumo do quê é RPG só lhe trará mais dúvidas do quê respostas. Você pode ler todo este texto aqui apresentado e também ter perguntas à fazer, porém elas serão mais específicas e não tão "básicas".
2. Para ser um bom RPGista você não pode ter preguiça de ler, pois terão muitos outros textos, inclusive maiores que este, para serem "estudados".
Agora vamos à explicação!!


RPG é a sigla de "Role-Playing Game" que traduzido (e adaptado) fica "Jogo de Interpretação de Personagens". Todo mundo já jogou RPG em sua vida mesmo não sabendo disso. E não falo dos jogos eletrônicos, ao menos não somente deles. Quando você era criança certamente já brincou de algum faz de conta, não já? Brincadeiras como a do médico e paciente, papai e mamãe entre outras. Sem falar dos bonecos! Você inventava um local onde eles estavam, o quê estavam a fazer e seus nomes e personalidades. Você interpretava eles como atores de uma peça... E é exatamente isso o quê o RPG é!

Vou dar um exemplo: Você assiste um filme onde a história é simples: Um grupo de heróis luta contra um mau opressor que pretende dominar ou destruir o lugar onde vivem, cada um tem sua habilidade e ajudam um ao outro para conseguirem completar seu objetivo, derrotar o vilão e trazer paz. Cada ator interpreta um personagem com dons e personalidade únicas dentro de um Universo fictício onde basicamente tudo pode ou não existir. Numa mesa de RPG não é diferente: Cada jogador controla um personagem (como o do filme!) o interpretando como se fosse um teatro.

Só por favor, escreve na sua ficha à lápis!

A ficha do personagem
Cada jogador possui uma ficha do personagem, onde é anotado tudo sobre ele: Sua aparência física, sua personalidade, suas habilidades e aptidões, seus pertences, sua história, etc. Na ficha diz o quê o personagem é e o quê ele não é. Se você está acostumado a jogos eletrônicos possivelmente você já usou um sistema parecido com este, porém virtual. O próprio inventário do jogo Resident Evil seria uma ficha, onde seria anotado o estado físico (sua vida) e seus itens. Em outros jogos você pode personalizar mais ainda o seu personagem, mesmo não sendo de fato um jogo do gênero RPG.

Jogadores criando seus personagens

Vários jogadores, um Mestre
Talvez você o conheça como Mestre, talvez como Narrador...  Não importa: Estamos falando da mesma pessoa!
Os jogadores como já foi dito são os personagens do filme, então quem seria o Mestre? O Mestre, ou Narrador, é quem cria a história. Ele seria uma espécie de diretor do filme e um pouco roteirista. Porquê "um pouco" você se pergunta? Pois bem, um Mestre cria o mundo, cria as pessoas que vivem nele, suas lendas, seus folclores, os lugares, a drama que envolverá os jogadores e os vilões. Porém a história é conduzida baseado no quê os jogadores fazem dentro do jogo.
Vou dar um exemplo: O Mestre coloca que o objetivo da missão é pegar um amuleto antigo para o rei. Ao chegar no local e derrotar vários monstros o grupo alcança o amuleto. Então um dos jogadores ao tocar no amuleto percebe o incrível poder que ele possui e resolve fugir com o amuleto deixando os jogadores para trás. Percebe a alteração da história pelo feito de um jogador apenas? O Mestre não "escreveu isto no roteiro" porém aconteceu e os jogadores deverão resolver o quê farão: Voltar de mãos vazias ao rei? Ir atrás do jogador ladrão? Os jogadores que decidirão e não o Mestre.

Um universo inteiro para se explorar

Sem paredes invisíveis
Lembra do jogador que roubou o amuleto mágico? Ele poderia inclusive se tornar um vilão, pois basicamente tudo é permitido num RPG. E é essa a característica principal dele: Ser livre! Pois além de você criar o seu próprio personagem com defeitos e qualidades, você interage num mundo "real" onde seus atos podem ter ou não consequência. No RPG você pode fazer o quê quiser, desde subir numa árvore para pegar maçãs à comprar uma loja e vender armas fabricadas por você, ou até mesmo ir atrás de dragões por fama e glória! O Mestre cria a história e o jogador cria o seu próprio destino.

Mestre e seus deveres
Ser um Mestre não é fácil, criar a história está entre os seus deveres porém não para por ai. Quem é que interpreta os vilões? Os vendedores e taberneiros com que o personagem fala, ou até mesmo aquele velhinho pedindo esmola na rua, quem é que os interpreta? -O Mestre. Eles são chamados de NPC's ou PNJ's (Non-Player Characters ou Personagens Não-Jogador) e é o Mestre que decide o quê falam e como reagem. Além de criar a história e o universo, as aventuras e interpretar os "personagens do Mestre", o Mestre também é o Juíz. definindo qual regra será ou não aplicada a determinada situação, se baseando no livro de regras (veja a seguir).

Uma cidade flutuante num futuro distante (ou não)

Só os jogadores se divertem?
Certamente que não! Sou mestre há muitos anos e "mestrar" uma aventura é para mim algo realmente divertido e gratificante. Para outros pode não ser o mesmo. Num grupo de amigos um deles deverá ser o Mestre pois não há como ter um RPG sem um Narrador. Se você não gostaria de narrar uma aventura, não narre. O jogo se tornará chato para você e provavelmente para os outros e esta não é a ideia do RPG. Agora se tem vontade de criar histórias, lendas, lugares magníficos ou terríveis, interpretar vilões e as pessoas ao redor, você pode ser um Mestre! O Mestre deve ser uma pessoa com certa imaginação e aptidão para criar e moldar todo um Universo fictício.

Só existe RPG medieval?
Certamente o tipo de RPG mais comum é o medieval/fantasia mas a resposta para essa pergunta é NÃO! O seu RPG pode... Se situar no espaço sideral no ano de 3500, pode se passar na Idade da Pedra, num universo onde não existem humanos, dentro de um anime, num mundo onde existem super-poderes como nos X-men, num apocalipse zumbi, pode ser uma história de terror com fantasmas e vampiros ou até mesmo um jogo social (como The Sims). Vale lembrar que a escolha do sistema ajuda a definir o gênero do jogo (veja a seguir).

Dados de RPG possuem várias faces

O quê precisa para se jogar RPG?
Primeiramente você deve achar alguns amigos para isso, decidir quem será o Mestre e então escolher o Sistema de Regras. Existem vários sistemas de RPG. Exemplos bem comuns são o D&D (Dungeons & Dragons), o Storyteller, o 3D&T, o Gurps, entre outros. Cada um usa um tipo de dado e você deverá adquiri-los numa loja do ramo. Alguns usam somente dados de 6 faces (os comuns) como o Gurps e o 3D&T, mais fáceis de adquirir, e outros utilizam dados mais "exóticos" contendo vários lados. Com os dados, o livro de regras escolhido em mãos (ou em formato digital num computador) e amigos loucos: Você tem uma Mesa de RPG!!

Enfim... Há muita coisa o quê falar aqui!! Provavelmente você viu o texto enorme e correu da página, ou então começou a ler e desanimou... Mas se realmente se interessou pelo incrível e mágico RPG e está lendo até agora, por favor receba minhas palmas!! *clap clap clap clap* (imagine esta cena mais emocionante do quê parece)

Uma típica mesa de RPG

Ajuda extra
Neste site iremos falar de muitas coisas sobre o RPG que o ajudarão a definir a sua "personalidade RPGística". Artigos que responderão algumas dúvidas criadas aqui e talvez criando mais perguntas à serem respondidas... Mas de qualquer forma não espere por estes artigos, se tiver qualquer dúvida entre em contato conosco que nós responderemos as suas questões gratificadamente! Você pode usar o campo abaixo de comentários para fazer a sua pergunta que breve a estaremos respondendo! ;)


Obrigado por lerem até o final futuros RPGistas!! Lhes desejo boa diversão em seus jogos!!
E que os dados comecem a rolar!! \õ/





5 comentários:

  1. Ola, gostei do artigo e da forma que você fez a analogia com os filmes e brincadeiras, acho que facilita muito o intendimento sobre o assunto. Não vou mentir eu tenho preguiça de ler e foi um pouco dificil mas isso nao diminue a qualidade. ;) Te cheiro depois!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey senhorita Lee, que bom que gostou!
      Realmente o RPG é somente várias brincadeiras que já fizemos quando criança, acrescentado com regras e um pouco a mais de imaginação (e dragões).

      Smells you later! ;)

      Excluir
    2. Fantástico, você escreve muito companheiro parabéns pelo artigo.

      Excluir
    3. Hey Denilson, obrigado meu chapa! Fico muito feliz por ter gostado da leitura! :D

      Excluir
  2. caramba! que incrível, você escreve muito bem tenho 11 anos e gostaria de entrar nesse mundo do RPG, com esse texto eu consegui entender um pouco sobre. Obrigada!

    ResponderExcluir

Artigos Populares

Marcadores

Artigos recentes