Interpretando: O Caçador


Do caçador do campo ao patrulheiro das neves. Do mais carismático ao mais recluso. Do soldado batedor ao nômade dos ermos. Com várias facetas e vários nomes, o caçador espreita a sua presa. Se você é daqueles que adora atirar flechas certeiras nos seus inimigos, este artigo é para você!


Nomes e facetas
Alguns o chamam de caçador, outros de ranger ou patrulheiro. Alguns ainda o conhecem como o batedor. Os simples, o chamam apenas de arqueiro. Então afinal, quem é o caçador?
Suas várias facetas o limitam em poucos conceitos, dando a possibilidade de criar personagens inteiramente únicos e distantes de outros personagens, e até mesmo de outros caçadores.

Arquétipos
Para entender as várias facetas de um caçador, precisamos entender o conceito de arquétipos. Arquétipo é um termo utilizado para designar um modelo baseado num conjunto de ideias. Por exemplo: Imagine um padre. Automaticamente você o imagina sereno e com movimentos calmos. O imagina utilizando a batina católica, uma boa pessoa. Este é um arquétipo de um padre. Ele pode ser totalmente, parcialmente ou não ser nada como é o seu arquétipo. Quando eu peço para você imaginar um padre, nunca você o imaginará vestindo couro montado numa motocicleta enfeitada com caveiras. Porquê não? Porque este não é o arquétipo de um padre, e sim de um motoqueiro. Quando dizemos "caçador" automaticamente você imagina alguém sorrateiro, quieto e espreitando sua presa, pisando exatamente onde deve na mata fechada, até que finalmente ele consegue abater o seu alvo. Mas, será que só existe esse tipo de caçador nos jogos de RPG? A resposta certa é não.

O Tribal
Uma caçadora tribal que optou pela lança
Se você achou que começaria a ler sobre belos elfos com suas mechas loiras atirando vinte flechas mágicas de uma vez, bem, você se enganou. Quem sabe outra hora... Agora vamos falar sobre o mais rústico dos caçadores: o caçador tribal. O típico caçador tribal aprendeu a caçar desde pequeno, muitas vezes ensinado pelos pais ou por toda a sociedade que ele cresceu. Sociedade esta que pode ser nômade ou ter criado suas raízes em algum lugar remoto, em meio a selvagem natureza. Todas as tribos - independente se ficam nos lugares mais frios onde cai neve todo o ano, nos escaldantes desertos ou nas tropicais e perigosas selvas - precisam de caçadores habilidosos entre eles. A caça é muito importante numa sociedade tribal, visto que é uma das melhores maneiras de se obter alimento. Muitas destas tribos inclusive têm todo um significado místico sobre a caça e os caçadores: sobrenomes herdados em corridas de caça, eventos de passagem para a vida adulta, campeonatos de força e caça, totens espirituais... O caçador tribal respeita a natureza e os animais, retirando apenas o quê é necessário para a sua sobrevivência. Muitas vezes fazem e reparam suas próprias armas e roupas de couro, e nem sempre usam o arco-e-flecha como arma principal: muitas culturas utilizam a lança como arma de caça. Em algumas tribos, há a cultura do caçador cuidar desde jovem de um pequeno animal, para que este cresça e seja um bom companheiro nas caçadas. Por esse motivo, quando isso acontece, os animais sempre serão aptos a ajudá-lo na caça. Isso pode incluir, por exemplo, aves de rapina e animais farejadores. O típico caçador tribal respeita a sua cultura e defende sua tribo com a sua vida. Ele não está acostumado com a sociedade moderna das cidades e pode encarar os forasteiros com curiosidade ou desrespeito. Ele pode preferir caçar sozinho ou com outros bons caçadores da sua tribo. Se você prefere o caçador ligado a uma cultura tribal, onde a caça é respeitada e os espíritos de animais são reverenciados: O caçador tribal é a sua escolha!

O batedor também é treinado em combate corpo-a-corpo
O Batedor
Abrindo o caminho para tropas militares ou explorando os ermos antes do seu grupo chegar: este é o batedor. Ele é perito em explorar o caminho que seu grupo irá percorrer, fazendo toda uma análise do terreno e dos perigos que lhe cercam. No exército ele possui a importante missão de reconhecer o caminho a frente antes das tropas chegarem, enfrentando perigos antes ou alertando o exército para que estejam preparados ou que batam em retirada. Podemos dizer então, que os batedores são os olhos de qualquer equipe. A maioria dos batedores são militares treinados nesta função: talvez tenham sido treinados pelo exército desde que se alistaram na juventude, ou talvez sejam caçadores que resolveram entrar para o exército e usar suas habilidades de uma nova maneira. Peritos no reconhecimento do terreno, os batedores possuem sentidos extraordinários, o quê é crucial para perceber o perigo antes que algo ruim possa acontecer consigo ou com o seu grupo. Dominam a arte de rastrear, podendo seguir um animal ou um grupo de pessoas há dias de distância sem perder seu rastro. Todo exército possui sua força de reconhecimento, e a utilizam veemente em tarefas importantes ou manobras bélicas. Isso faz com quê o batedor seja um soldado de elite, e como tal, é exigido muito deste tipo de soldado. Graças a estas exigências, e a alta possibilidade de um batedor enfrentar perigos antes de suas tropas aliadas, ele é treinado em combate corpo-a-corpo, além de suas capacidades com o arco. Se você gosta de utilizar espadas junto com o arco, observar rastros de criaturas e ficar na frente do grupo espreitando o perigo: O batedor é perfeito para você!

Para o naturalista, a floresta é a sua casa
O Naturalista
Ele empunha seu arco. Escondido nos arbustos está. Com um olhar dá o comando ao seu companheiro. Espera pacientemente. O momento chega com um ataque surpresa e simultâneo. Está feito. Os invasores não mais lenharão árvores em demasia. A floresta o agradece mais uma vez. Ligado espiritualmente à natureza e ao seu companheiro animal, preservando o seu lar de folhas e granito a qualquer custo: Este caçador é quase um druida. Este tipo de caçador não é comum, portanto a história por trás de sua trajetória nunca é a mesma. Talvez sua tribo ou cidade tenha sido brutalmente invadida e ele tenha conseguido escapar com vida para a mata fechada, ou até mesmo seus pais o tenham colocado lá quando bem pequeno para que pudesse ter escapado com vida. Talvez ele tenha se perdido na mata muito jovem e não conseguindo voltar, aprendeu a viver em meio a natureza perigosa. Existem até mesmo histórias de animais ajudando bebês que se perderam na mata. Não importa a sua história, o "quase druida" se lembra muito pouco ou nada de sua vida passada. O quê importa para ele é dar de volta tudo o que a natureza o proporcionou ao longo dos anos: educação, sobrevivência, força, sabedoria. E um companheiro animal. Provavelmente a mesma espécie de animal que o ajudou desde pequeno, talvez da mesma família genética. Ele o segue não como um mascote, mas sim como um amigo em que sempre se pode contar. Inseparáveis, um dá a vida pelo outro. Por todo o seu apreço pela vida, seu elo com a natureza é muito forte, fazendo com que muitos possam se comunicar com espíritos ou entidades da natureza. Eles lhe dão a sabedoria necessária para prosseguir ou resolver algum embate. Este caçador retira apenas o quê é necessário da natureza, caçando por alimento e couro para suas vestes. Sempre fazendo uma prece para elevar o espírito do animal abatido, a natureza o reconhece como um amigo. Se você gosta da identidade solitária e misteriosa do naturalista, e quer ser o caçador com o maior contato com a natureza: Sem dúvida esta é a melhor escolha!

Menções honrosas
Muitos personagens que usam armas à distância como sua especialidade nem sempre são Caçadores. Arqueiros, por mais habilidosos que sejam, são Guerreiros que se especializaram em combater com o arco-e-flecha, e não Caçadores propriamente ditos. No exército, o normal é que o Caçador faça o trabalho do batedor e o Guerreiro faça o trabalho do arqueiro. Outro exemplo clássico são os acrobatas das cidades. Eles são furtivos e se esgueiram nas sombras de qualquer beco escuro. Normalmente usam bestas ou bestas de mão como arma principal, o quê facilita suas acrobacias pelos telhados da cidade em busca -ou em fuga- de preciosidades. Como pode ver, esse personagem é muito mais um Ladino do quê um Caçador. Muitas classes e raças podem se especializar no uso do arco-e-flecha ou terem uma vida ligada a natureza, mas isso não os farão ser de fato caçadores. O quê faz um caçador é um conjunto de ideias: ter a caça como principal fonte de recurso (inclusive de renda), saber rastrear, ter os conhecimentos necessários para sobreviver na natureza, e muitas vezes, ter um companheiro animal. Note também que quando falamos "caçador", podemos estar falando da profissão caçador, e não da classe em si. Logo, um camponês pode caçar e ter sua profissão como caçador, vendendo seus abates para o açougueiro regional, mas não necessariamente ele irá compor a classe de Caçador.

O caçador ataca com o seu companheiro animal

Hoje a noite caçaremos!
Conhece algum arquétipo de Caçador que não está listado aqui? Compartilhe seu conhecimento em baixo nos comentários, é bem provável que ele seja acrescentado aqui no artigo! Enfim, boas caças!




Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Populares

Marcadores

Artigos recentes