Aprendendo a ser Mestre de RPG



Você reuniu uns amigos e te elegeram (ou você mesmo!) como o Mestre/Narrador do grupo... E agora?!
Calma, calma, calma!! Antes de você arrancar os poucos cabelos que lhe restam, eu tenho uma palavra para você: Ser Mestre pela primeira vez não é o fim do mundo!
Sim, não é tão fácil: Você terá que decorar as regras, criar uma história (ou usar uma pronta), ajudar os jogadores com as dúvidas e etc. Mas isso não é impossível! Tenha isso em mente a partir de agora: -Você consegue!


Que sistema devo usar?
Existem sistemas mais fáceis de se aprender e jogar, mas você não deve visa-los somente. A escolha do sistema depende da personalidade do Mestre e dos Jogadores. Dai você me pergunta: "Personalidade", Gustavo?! O quê isso interfere na escolha do sistema de regras? -Vou te dar um exemplo: O sistema 3D&T é um sistema perfeito para se aprender a jogar, é o mais simples possível e inclusive foi feito para jogadores novatos. O sistema é baseado em anime, então os personagens parecerão um personagem de desenho animado em sua maioria. Por outro lado no sistema Storyteller você está num mundo parecido com o nosso, porém mais tenebroso e violento. Os jogadores podem ser vampiros, lobisomens, magos ou "simples" mortais, e o jogo é mais sério. Talvez o seu grupo goste de um RPG sério e também de animes, mas nem sempre é assim, então a boa escolha de um sistema é essencial na hora que você for começar a mestrar.

Que aventura devo mestrar?
Existem realmente muitos tipos de aventura: Medieval, Futurista, Pós-Apocalíptica, Supers, Cyberpunk, Realista, Moderna, Antiga, Fantasiosa, Baseada em algum filme/série/anime e muitas outras...
Respondendo a pergunta do tópico, você deve escolher o tipo de aventura que mais interesse o grupo. Tanto o Mestre quanto os jogadores devem estar dispostos e ficar animados com a escolha do tipo de aventura. Você sempre foi aficionado por super heróis e vive conversando com seus amigos sobre este incrível universo? O quê acha então de mestrar uma aventura onde os jogadores são super-heróis num mundo onde seus poderes são necessários?
Enfim, escolha um assunto que lhe agrade e veja se os jogadores concordam, mas nunca mestre algo que você não queira pois é quase certo que o jogo será um fiasco!

Lembre-se também de adquirir os dados

Gostaria de começar a mestrar mas não tenho nenhum livro de RPG, o quê faço?
Por mais que RPG seja desconhecido por muitas pessoas, hoje em dia é muito fácil adquirir seu livro de RPG. Talvez na biblioteca da sua cidade não tenha nenhum livro à mostra, mas é possível que você possa encomendá-los. Você pode também adquirir seu livro através de algum e-shop (loja online).
-Mas Gustavo, esse mês eu tô sem dinheiro!
Então vamos para a segunda opção! ;)
Existem vários arquivos .pdf onde você poderá ler o livro inteiro no computador! Seria ótimo se você tivesse um notebook, netbook, iPad, iBook, iPim (piadinha), ou semelhante para levar os mil livros, que eu sei que você vai baixar, para o grupo. Se não, você ainda pode imprimir (em casa, na lan house, na casa do jogador com impressora) o livro todo ou páginas chaves como equipamento, poderes, características para montar a ficha e tudo o quê você achar necessário para consultar durante a partida. Em nosso site você encontra a sessão de download de livros logo acima do logo, mas como eu sou bonzinho vou deixar o link para o Download dos Livros de RPG aqui ;)

Como começo a criar a minha própria história pro RPG?
Você já aprendeu a importância de mestrar algo que você gosta e entende, certo? Então já que estamos falando de um campo no qual você possui um certo conhecimento não será tão difícil para você criar uma história para o seu RPG! Pode ser uma história baseada no último capítulo daquele desenho, comic ou mangá. Pode ser sobre aquele filme que você achou intrigante a história ou sobre aquele jogo que você se divertiu horas antes de zerar (ou não zerar =P).
Talvez a história que você queira narrar é algo bem complexo e você não tem certeza se vai dar certo... Nesse caso ou você estuda bastante o quê você quer colocar pros seus jogadores para não ter tantos erros ou então você parte para algo mais simples.

Que tal mestrar uma guerra moderna?

História simples e eficaz numa aventura.
Os jogadores se reúnem numa cidade por algum motivo, talvez o senhor daquelas terras ou até mesmo o próprio rei (ou equivalente ao tempo. ex.: prefeito, embaixador) pede que aventureiros recuperem um artefato roubado (talvez uma pessoa, um amuleto mágico, uma carta pessoal que nunca deveria ser lida por ninguém...) e lhes dará uma boa recompensa. A pista que eles possuem é que o ladrão foi para tal lugar (uma região perigosa e um pouco distante). Então os personagens acabam criando um grupo para viajar para o local e dividir a recompensa. O motivo para isso eu deixo com você e os jogadores =P Mas vou te dar umas dicas: Eles conversam e criam um certo laço de amizade, ou eles decidem viajar juntos pois o local é muito perigoso, ou alguém do grupo tem interesse de aprender algo que um outro personagem faz e acharia interessante em vê-lo em ação, para pagar uma dívida (talvez uma cerveja num bar ou uma tentativa de roubo) ou até mesmo o próprio rei forme grupos para isso e eles sejam escolhidos... São muitas opções! Continuando... Após formarem o grupo eles partem para o local indicado e enfrentam muitos tipos de criatura e cenário (floresta, selva, rios, desertos, montanhas, etc) para chegar no tenebroso destino!
Ah! Criar um vilão é importante também! ;)


Mestrar é divertido?
Isso varia de pessoa para pessoa. Um dos seus jogadores pode achar o "trabalho" totalmente tedioso mas se você perguntar a mim a resposta seria: Yeeeeeeeeeeeeeeeeeeeaaaaaaaaah baby!!! ;D
Você gosta de criar histórias? É criativo? Gosta de, certa forma, ser o líder? Pois então você pode apreciar e muito ser o Mestre do grupo!!

Está preparado para criar histórias de fantasia épica?

Considerações finais
Se você achou tudo difícil e complicado, você tem duas opções: 1. Você desiste logo de cara e vá ser jogador. Ou, 2. Você persiste e aprende com os erros e acertos.

Todo grande Mestre um dia mestrou a sua primeira aventura, e só ficou experiente porquê foi em diante e acertou, errou... procurou melhorar!






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6 comentários:

  1. Muito obrigado, sempre quis jogar, mas faltava o mestre, hoje em dia estou criando um gosto pela posição, e com uma explicação como essa sinto mais vontade ainda
    Muito obrigado novamente

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    Respostas
    1. Opa Arthur Rossato, firmeza?

      Que bom cara! Tem gente que não é mestre de jeito nenhum. outros já tomam o gosto por narrar! Tenho certeza que você vai ser um ótimo mestre! Aliás, quando você for narrar, volta aqui pra me contar como foi. hehe'

      A gente se vê por aí õ/

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    2. Oi Gustavo, valeu porque segunda feira eu os meus colegas vomos jogar rpg de mesa, eu nunca joguei, e vc acredita? Eu vou ser o mestre, estou nervoso mais não desistir

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    3. Tenho certeza Guilherme, que você será um grande mestre, se assim persistir nos teus acertos e aprender com os teus erros.

      Que rolem os dados! :D

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    4. Tirou um e nunca mais veio responder como foi kk

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    5. Adoro esse tipo de piada! haha' :P

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