O quê é Storyteller?



Storyteller (ou Storytelling) é um sistema de RPG que possui além de diversas criaturas sobrenaturais, um universo próprio: O Mundo das Trevas. O Storyteller é um sistema "sério", pois além de ser focado em horror pessoal, é um sistema de regras realistas, o quê pode fazer com quê o seu personagem pereça por causa de uma pequena piada feita à pessoa errada ou por um simples golpe bem feito. O foco do sistema não são as batalhas, sim, elas existem, mas o centro do sistema como o próprio nome sugere, é a narração, a trama em si. O único dado utilizado pelo sistema é o de dez faces (D10).

Mundo das Trevas
O Mundo das Trevas é onde se passa a ambientação dos livros de Storyteller. Ele é um mundo quase que exatamente igual ao nosso, porém mais obscuro, cruel e violento. A tecnologia, geografia, história e etc são as mesmas, porém as drogas são mais comuns, a corrupção mais ativa, a fé verdadeira quase extinta e enquanto o amor ao próximo se esfria cada vez mais, criaturas das trevas vivem ocultas aos olhos humanos. O jogo pode se passar em épocas diferentes, mas na maioria das vezes é na idade moderna que ele se ambienta.


Um nundo novo e sombrio te espera



Jogadores Novatos e o Storyteller
Um jogador novato ao passar os olhos nas fichas e conteúdo do sistema poderá ficar um pouco abismado, afinal, o sistema é bem complexo. Para se jogar o sistema o jogador deverá ler razoavelmente sobre a ambientação e sobre a visão das criaturas sobrenaturais que o universo do Storyteller possui. É desejável também que o Narrador possua experiência como jogador ou leia bastante antes de narrar sua primeira campanha neste sistema.

Criaturas Sobrenaturais
Há certamente um par de criaturas no Mundo das Trevas, que são descritas em seus respectivos livros. Vampiros, Lobisomens, Fadas, Magos, Anjos, Demônios, Almas, Caçadores e outros. Os mais famosos e jogados certamente são os Vampiros, Lobisomens e Magos.

A Ficha do Storyteller
Há diversas fichas do sistema, uma diferente para cada livro. Em suma são complexas, contendo uma boa diversidade de campos a serem preenchidos que retratam a realidade do personagem, como imóveis, veículos, mentores, familiares e amigos importantes, e etc.

Sentindo sede de sangue?
Visão Pessoal
Particularmente eu acho o Storyteller um sistema incrível em suas peculiaridades. Ele possui muita riqueza em história e em detalhes sobre o seu universo e suas criaturas. Há possibilidade de crossover (isto é, misturar várias criaturas numa mesma trama) entre todos os livros, e a realidade dá um toque de maturidade e horror ao jogo. O único ponto negativo pra mim sobre o sistema é a inflexibilidade que ele gera muitas vezes nas histórias. O Narrador deve seguir fielmente as descrições do mundo e tudo o quê há nele (instituições, criaturas, clãs e etc), não podendo muitas vezes criar coisas próprias, ou no mínimo, terá uma boa dificuldade para fazê-lo.





Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Populares

Marcadores

Artigos recentes